INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO VIA INTERNET

Você deve acessar previamente o Guia do Candidato da certificação de seu interesse, que contém todas as informações sobre o processo de certificação. A Norma de Qualificação da ocupação, quando, pode ser consultada no Centro de Exames para Certificação (CEC).

Como condição básica para participar do processo de certificação você deve, primeiramente, preencher o formulário de Solicitação de Inscrição do site, demonstrando formalmente que conhece e aceita as regras do processo estabelecidas no Guia do Candidato.

Num prazo de até 30 dias corridos a contar da data de inscrição no site, o formulário de Solicitação de Inscrição (FM0101) impresso e assinado deve ser encaminhado para o CEC de sua preferência, por meio de Carta Registrada, juntamente com a documentação relacionada a seguir:

  • cópia autenticada do documento de identificação com foto;
  • cópia autenticada do documento com número do CPF;
  • uma foto 3x4 (recente, preferencialmente com fundo branco);
  • cópia autenticada dos outros documentos exigidos no esquema de certificação da ocupação pretendida e informados no Guia do Candidato.ão da ocupação/qualificação pretendida e informados no Guia do Candidato.

Você deve então aguardar a análise da documentação e as instruções para prosseguimento do processo de inscrição.

É NECESSÁRIO QUE VOCÊ INFORME UM E-MAIL PARA CONTATO, POIS TODO O ENVIO DE INFORMAÇÕES SERÁ FEITO ATRAVÉS DESTE CANAL DE COMUNICAÇÃO.

O CEC analisará a solicitação de inscrição e, estando a documentação adequada, orientará quanto ao pagamento da taxa de inscrição. Após a confirmação do pagamento, você receberá, por e-mail, a confirmação da inscrição com local, data e horário do(s) exame(s).

Caso seja verificada a impossibilidade de atendimento, você receberá cópia do formulário de Solicitação de Inscrição com a justificativa para o não atendimento e toda a documentação entregue.

NOTA: Se, num prazo de 60 dias corridos a partir da data da inscrição no site, o CEC não receber toda a documentação do solicitante, a solicitação de inscrição será cancelada.

INSCRIÇÃO VIA CEC

Você, ou seu representante, pode realizar a solicitação de inscrição diretamente no CEC, apresentando a documentação listada a seguir:

  • documento de identificação com foto (original e cópia);
  • documento com número do CPF (original e cópia);
  • formulário de Solicitação de Inscrição (FM0101) preenchido e assinado pelo solicitante;
  • uma foto 3x4 (recente, preferencialmente com fundo branco);
  • outros documentos exigidos no esquema de certificação da ocupação pretendida e informados no Guia do Candidato (original e cópia).

O responsável pela inscrição no CEC recebe e analisa toda a documentação apresentada, retendo as cópias e informando possíveis pendências. Se, num prazo de 60 dias a partir da data da inscrição, o CEC não receber toda a documentação pendente, a solicitação de inscrição é cancelada.

Estando a documentação adequada, o CEC orientará quanto ao pagamento da taxa de inscrição. Após a apresentação do comprovante de pagamento, você receberá a confirmação da inscrição com local, data e horário do(s) exame(s).

Caso seja verificada a impossibilidade de atendimento, você receberá cópia do formulário de Solicitação de Inscrição com a justificativa para o não atendimento e toda a documentação entregue.