A Certificação de Pessoas é um processo de avaliação, reconhecimento e certificação, em que um organismo de certificação atesta que uma pessoa possui as competências profissionais definidas em uma norma de qualificação ou de competência, independente da forma como tenham sido adquiridas.
A certificação se tornou diferencial competitivo em um mercado cada vez mais seletivo e exigente, em que políticas e estratégias globais de qualidade e de produtividade passam a requerer das empresas a definição e a manutenção de padrões elevados de qualidade de produtos, serviços, sistemas e, também, de pessoas.
Essa certificação, que se insere no âmbito da avaliação da conformidade, é um processo sistematizado com regras preestabelecidas, monitorado e auditado, de forma a propiciar alto grau de confiança de que um profissional certificado pode desempenhar atividades relacionadas a uma determinada ocupação ou área de competências, em conformidade com normas e/ou regulamentos pertinentes.
A Certificação de Pessoas reconhece que o trabalhador é bom naquilo que faz, não importando onde suas competências foram adquiridas, seja na escola, em cursos profissionalizantes ou pela própria experiência de vida.
No Processo de Certificação, o candidato realiza exames escritos e/ou práticos, para avaliação do seu desempenho profissional como forma de comprovar sua competência na atividade que ele exerce.
O Processo de Certificação compreende todas as atividades executadas pelo organismo de certificação a fim de assegurar que uma pessoa atende aos requisitos de competência especificados. É composto de: inscrição, avaliação, decisão sobre a certificação, entrega de resultados, reexame (caso seja necessário), supervisão, recertificação e, quando aplicável, suspensão, cancelamento, apelação e redução e extensão de escopo.
Informações sobre todas as etapas do Processo de Certificação poderão ser obtidas no Guia do Candidato da ocupação pretendida.
Em 2007, o SENAI instituiu o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas ? SSCP, com o intuito de reconhecer formalmente as competências do trabalhador. O objetivo é oferecer à sociedade e à indústria, com a credibilidade e idoneidade do SENAI, o aprimoramento da qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento econômico e social do País, por meio do reconhecimento das competências necessárias para o exercício profissional.