CNI     SESI     SENAI     IEL
esqueci minha senha

A CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS

A Certificação de Pessoas é um processo de avaliação, reconhecimento e certificação, em que um organismo de certificação atesta que uma pessoa possui as competências profissionais definidas em uma norma de qualificação ou de competência, independente da forma como tenham sido adquiridas.

A certificação se tornou diferencial competitivo em um mercado cada vez mais seletivo e exigente, em que políticas e estratégias globais de qualidade e de produtividade passam a requerer das empresas a definição e a manutenção de padrões elevados de qualidade de produtos, serviços, sistemas e, também, de pessoas.

Essa certificação, que se insere no âmbito da avaliação da conformidade, é um processo sistematizado com regras preestabelecidas, monitorado e auditado, de forma a propiciar alto grau de confiança de que um profissional certificado pode desempenhar atividades relacionadas a uma determinada ocupação ou área de competências, em conformidade com normas e/ou regulamentos pertinentes.

topo

O SISTEMA SENAI DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS

Em 2007, o SENAI instituiu o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas – SSCP, com o intuito de reconhecer formalmente as competências do trabalhador. O objetivo é oferecer à sociedade e à indústria, com a credibilidade e idoneidade do SENAI, o aprimoramento da qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento econômico e social do País, por meio do reconhecimento das competências necessárias para o exercício profissional.

POLÍTICAS
  • contribuir para o reconhecimento da qualificação e níveis de desempenho dos profissionais da indústria;
  • ter seus serviços acessíveis a todas as pessoas elegíveis, atendendo às leis aplicáveis;
  • ser justo, independente e imparcial em relação a seus solicitantes, candidatos e pessoas certificadas, inclusive seus empregadores e clientes;
  • promover a inclusão social;
  • atender à diversidade;
  • tomar todas as medidas possíveis para garantir a imparcialidade, a ética, a eficácia, a confidencialidade, a segurança e a sustentabilidade em suas atividades.
OBJETIVOS
  • ampliar a oferta de profissionais certificados no mercado de trabalho, mediante análise de demanda;
  • propor normas de competência, favorecendo a criação de referenciais nacionais para a certificação;
  • atender necessidades de certificação do mercado.
topo

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

A Certificação de Pessoas reconhece que o trabalhador é bom naquilo que faz, não importando onde suas competências foram adquiridas, seja na escola, em cursos profissionalizantes ou pela própria experiência de vida.

No Processo de Certificação, o candidato realiza exames escritos e/ou práticos, para avaliação do seu desempenho profissional como forma de comprovar sua competência na atividade que ele exerce.

O Processo de Certificação compreende todas as atividades executadas pelo organismo de certificação a fim de assegurar que uma pessoa atende aos requisitos de competência especificados. É composto de: inscrição, avaliação, decisão sobre a certificação, entrega de resultados, reexame (caso seja necessário), supervisão, recertificação e, quando aplicável, suspensão, cancelamento, apelação e redução e extensão de escopo.

Informações sobre todas as etapas do Processo de Certificação poderão ser obtidas no Guia do Candidato da ocupação pretendida.

topo



SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
© Copyright 2018 - Todos os direitos Reservados
SBN - Quadra 01 - Bloco C Ed. Roberto Simonsen
Brasïlia - DF - CEP 70040-903 Tel: (61) 3317-9000